15 dezembro 2012

Natal 2012


No dia 14 de Dezembro de 2012 realizou-se mais um treino, e jantar de Natal dos Judocas da AHBE, com grande espírito natalício em grande harmonia e sã confraternização, tendo servido como plataforma para a construção de laços de amizade com aqueles que nos acompanham nesta escola de vida.

Os princípios do judo criados pelo Professor Jigoro Kano (fundador do judo) e o espirito de Natal encontram-se nalguns aspectos da vivência e convivência do ser humano intimamente ligados.

Na palavra "Judo", "ju" significa gentileza e suavidade, que induz à utilização da força do oponente sem agir contra ela, podendo ser aplicada na competição e também nos aspectos humanos na vida quotidiana, "do" significa via ou caminho, que pode ter dois significados: O de um caminho que o ser humano percorre ao longo da vida e o mais filosófico e profundo que representa um estilo de vida.

Como forma de educação e ensino, o Professor Jigoro Kano adoptou o Randori  (luta com resistência) e os katas  (formas) além de outros métodos didáticos, adicionando educação física ao treino intelectual e à cultura moral e ética. A harmonia desses aspectos de educação constitui a educação ideal pela qual o judo será ensinado.

O Judo visa melhorar a habilidade mental e física. O Professor Jigoro Kano disse que o seu maior objectivo é cultivar e usar a energia humana para o bem, podendo ainda ser ampliada para todos os aspectos da vida. Esse conceito veio formar três grandes pilares:

1. Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito com o mínimo de esforço (Seiryoku Zen’Yo) Trata de fortalecer o corpo, a mente e o espírito, mantendo-os sempre saudáveis, para que nos possam servir de forma racional, inteligente e utilitária, não só nos combates de judo, mas em todos os aspectos do nosso quotidiano.

2. Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos  (Jita Kyoei) – O progresso pessoal está intimamente ligado à solidariedade humana e à entreajuda, só assim é que nos tornamos atletas e seres humanos completos.

3. Princípio da Suavidade  (Ju) – Apesar de directamente ligado ao plano físico, este princípio deve ser utilizado inteligentemente, ou melhor, a força deve ser racionalizada, é o príncipio do melhor uso da energia.

Com esta base, o prof. Kano deixou como forma de ensino que, através do treino, os praticantes devem disciplinar-se, cultivar o seu corpo e espírito por meio das técnicas de ataque e defesa, engrandecendo a essência do caminho "do". O melhor uso da energia e a prosperidade e benefícios mútuos resumem os princípios transmitidos por Jigoro Kano, que procuram o aperfeiçoamento do ser humano e assim beneficiar o mundo.