30 setembro 2008

História do Judo ABVE (3ª Parte)

É a partir do final dos anos 70 que a Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris, começa o obter resultados desportivos de relevo a nível nacional e internacional, os quais atingem durante os anos 80 o seu expoente máximo.

Até hoje a ABVE obteve 8 títulos nacionais individuais no escalão principal de Seniores (6 masculinos e dois femininos) e 2 títulos nacionais por equipas (Campeonato Nacional de Equipas e Taça de Portugal). Teve atletas que participaram em Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa e Jogos Olímpicos.

Para além dos seus treinadores e atletas, importa ainda salientar o importante papel desempenhado pela Srª Adelaide Borges, seccionista colaboradora da secção de Judo da ABVE entre 1991 e 2005.

25 setembro 2008

História do Judo na ABVE (2ª parte)

O professor António Roquete de Andrade, após a sua participação nos Jogos Olímpicos de MUNIQUE em 1972 e Jogos Olímpicos de MONTREAL em 1976, participou ainda como atleta nos Jogos Olímpicos de MOSCOVO em 1980 e nos Jogos Olímpicos de LOS ANGELES em 1984, sendo o judoca português com mais participações em Jogos Olímpicos. Após a sua retirada como atleta a seguir aos Jogos Olímpicos de LOS ANGELES em 1984, onde foi porta-estandarte da delegação portuguesa e realizou a sua última competição oficial de Judo, o professor António Roquete de Andrade participou nas edições dos Jogos Olímpicos de SEUL – 1988 e ATLANTA – 1996 na qualidade de treinador nacional.
A partir de Setembro de 1992, o professor António Roquete decidiu dedicar-se unicamente aos escalões etários mais baixos dos judocas da ABVE, tendo convidado o mestre António Pires para treinador dos atletas Seniores. É importante realçar que o mestre António Pires inscreveu-se como atleta da ABVE em Setembro de 1982, tendo obtido algumas classificações de mérito como judoca da ABVE. Em 7 de Julho de 1985 obteve o cinto negro (1º Dan) e em 1987 realizou com sucesso o curso de treinador de Judo de 3º grau, assumindo actualmente o cargo de treinador principal da classe de judocas seniores da ABVE.

História do Judo na ABVE (1ª parte)

A prática do Judo na Associação dos Bombeiros Voluntários dos Estoris (ABVE) teve início no ano de 1966 com o mestre Frigyes Torok mas só em 1971 é que esta instituição se filia como clube de Judo na Federação Portuguesa de Judo, tendo como treinador o professor Costa Matos, o qual substituiu o mestre Frigyes Torok que, durante a época desportiva de 1969/1970, aceitou um convite para ir para Angola ensinar Judo no Judo Clube de Angola. O professor Costa Matos leccionou Judo na ABVE entre 1970 e 1976, altura em que, por motivos de saúde, foi substituído pelo seu melhor aluno, o professor António Roquete de Andrade, o qual assumiu definitivamente o cargo de treinador principal da ABVE em 1977, após ter participado como atleta nos Jogos Olímpicos de MONTREAL em 1976.

Primeira Postagem

Bem vindos ao blog do Judo dos Bombeiros Voluntários dos Estoris (ABVE). Esta é a primeira postagem da Secção.



É nossa intenção mostrar as nossas actividades (Treinos/ Competições/ Demonstrações) ao público em geral.



Se desejar mais informações envie-nos um mail para judoabve@gmail.com