03 dezembro 2010

A ordem da saudação (Rei)

Saudação (Rei) Inicial e Final
As saudações (Reis) inicial e final são momentos especiais num treino de Judo. Requerem o máximo respeito e atenção dos participantes. Apesar de existirem pequenas variações quanto à pronúncia e uso das palavras, as saudações correctas são as adoptadas pelo Kodokan.

Saudação (Rei) Inicial
Todos os participantes sentados em Seiza (ajoelhados).

Kiotsuke - Significa 'sentido' (atenção). É a mesma ordem de comando adoptada pelo exército japonês.

Shomen ni - Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano, ou simplesmente ás bandeiras). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem. O sensei de maior graduação (e aqueles que estiverem ao seu lado) de frente para os praticantes dá as costas para os judocas, ficando de frente para Shomen para fazer a saudação.

Rei - Significa saudar, cumprimentar. Os participantes fazem o Za-rei (saudação ajoelhados).

Sensei ni - Agora a saudação será feita ao sensei que conduzirá o treino (ou o mais graduado) e àqueles que estiverem ao seu lado. Este(s) vira(m)-se de frente para os participantes.

Rei - Todos fazem o Za-rei.


Saudação (Rei) Final
Todos os participantes sentados novamente em Seiza.

Kiotsuke - Sentido (atenção).

Mokusou - Meditação. Após este comando de voz, os judocas fecham os olhos e permanecem em absoluto silêncio sem abaixar a cabeça. Cada um faz os seus agradecimentos pessoais, segundo os seus próprios credos, pelo que aprenderam e pela oportunidade de mais um treino.

Yame - É o comando de voz para encerrar o Mokusou.

Sensei ni - Ao contrário do Rei inicial, agora a primeira saudação é feita ao sensei que conduziu o treino (ou o mais graduado) e a todos os professores que estiverem de frente para os alunos.

Rei - Os participantes fazem o Za-Rei.

Shomen ni - Em ordem inversa ao Rei inicial, a última saudação é feita ao Shomen. O Sensei que conduziu os treinos (ou o mais graduado) e aqueles que estiverem ao seu lado, volta(m)-se novamente para Shomen, ficando de costas para para os judocas.

Rei - Os participantes fazem o Za-Rei.

Observações Gerais:

Os comandos de voz dos Reis inicial e final serão feitos sempre pelo aluno mais graduado, colocado na extremidade direita da fila, de frente para Shomen.

Em homenagens póstumas, o Mokusou é substituído pelo Mokutou, que significa 'reza'. Neste caso, os judocas além de fecharem os olhos, inclinam levemente a cabeça para baixo.

Ao voltar-se para Shomen e depois, para voltar(em) a ficar de frente para os alunos nos Reis final e inicial, a rotação do(s) Sensei(s) deverá ser no sentido contrário do andamento dos ponteiros do relógio (à esquerda).

Quando houver dois Senseis à frente dos participantes, após o último Rei final, ambos ficam de frente um para o outro e fazem o Za-Rei. Quando houver três ou mais Senseis, o(s) que estiver(em) ao centro recuam ligeiramente e os da extremidades voltam-se para o centro para fazerem o Za-Rei.

2 comentários:

paulo luis disse...

muito bom lembrar aos praticantes princípios básicos que as vezes esquecemos no dia a dia

Unknown disse...

O mais graduado diz quais palavras ao sensor no início e no final do treino?