28 maio 2010

Sanshiro Sugata

Em 1883, o Dr. Jigoro Kano dividiu os seus estudantes em dois grupos, dos não graduados (mudansha) e dos graduados (yudansha), de acordo com Naoki Murata, director do museu de judo do Kodokan. Os primeiros yudansha, ou grau Shodan, eram dois estudantes famosos no Kodokan nesse tempo, de nome Tsunejiro Tomita e Shiro Saigo.

Para além destes, outros dois se destacaram: Sakujiro Yokoyama e Yoshikazu Yamashita, "Os Quatro Senhores Celestiais", como eram conhecidos, verdadeiros guerreiros que carregavam o nome do Kodokan em ferozes combates. Destes, o mais célebre era sem dúvida Shiro Saigo, revelando-se um dos melhores lutadores que o Japão já viu.

Estátua em homenagem a Shiro Saigo

Shiro Saigo, foi imortalizado no romance de ficção de Tsuneo Tomita, com o nome de " Sanshiro Sugata" – A saga do Judo, sobre o nascimento do Kodokan e os infames torneios entre o judo e o jujutsu. Shiro Saigo rapidamente alcançou a graduação de terceiro dan e foi promovido directamente a quarto dan no ano seguinte, em 1885, relata Muraka. Neste período, todas as graduações de Dan foram concedidas directamente pelo Dr. Kano ou fixadas em placas no Kodokan.


Capa do livro

Nesta época, quando da criação do Kodokan, lutadores das várias artes marciais existentes disputavam torneios entre si com o fim de medir a sua eficácia.

Num desses encontros Shiro Saigo (Sanshiro Sugata) enfrentou Entaro Ukiji, do Totsuka-Ha Shinto Ryu, um verdadeiro gigante frente ao diminuto Saigo. Quando a luta se iniciou, Saigo foi agarrado pelo kimono e lançado no ar. Para espanto da multidão, deu um giro completo e caiu em pé. De seguida agarrou Ukiji e desequilibrou-o, girando-o num pequeno círculo. Era o lendário Yama Arashi ("Vento da Montanha"). Este era um golpe que somente Shiro Saigo conseguiu realizar perfeitamente e que segundo alguns autores era derivado do Aikijujutsu, sendo a sua técnica preferida. O seu oponente caiu de forma violenta ouvindo-se um estalo nas costas. Não satisfeito, levantou-se tonto e tentou atacar novamente Saigo, que terminou o serviço. Dos quinze combates disputados neste encontro, o Kodokan venceu doze, empatou um e perdeu dois.

Além disso, Sanshiro Sugata serviu de base para o personagem fictício Segata Sanshiro, mascote do Sega Saturn. Uma fusão dos nomes Sega e Sugata Sanshiro, foi um personagem criado como ferramenta para propaganda do videogame Sega Saturn.


Sanshiro Sugata, (A saga do judo) foi também o filme de estreia do director japonês Akira Kurosawa. Foi inicialmente lançado no Japão em 25 de março de 1943 pelo estúdio cinematográfico Toho. É baseado no romance homónimo de Tsuneo Tomita.

Akira Kurosawa

O filme retrata a história de Sanshiro Sugata (Shiro Saigo), um jovem forte e teimoso que viaja para a cidade para aprender Jiu-jitsu. Entretanto, após a sua chegada, ele conhece uma nova forma de defesa pessoal: O Judo.

Cena do filme Sanshiro Sugata de Akira Kurosawa

Sanshiro Sugata foi originalmente lançado com a duração de 97 minutos, em 1943, no Japão, apesar de todo o protesto da Secção de Media do Exército, que procurava banir as influências artísticas do cinema ocidental, sobretudo de Hollywood, no cinema japonês.
Sanshiro Sugata teve cinco refilmagens desde que foi originalmente lançado, apesar de que essas versões são ainda mais difíceis de se encontrar no Ocidente do que a original.

Para saber mais sobre este assunto, ver em:

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber quem é que lhe arranjou o filme.

Um abraço
João Ramalho

Anónimo disse...

Adorei o blog!!!
Para além de explanar todo o trabalho que se tem vindo a desenvolver na Associação, na modalidade de JUDO, que já é muito vasto, está muito enriquecedor em informação.
Excelente trabalho!
Margarida Jorge

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.