
Assim, Judogi é o nome do fato apropriado para a prática do judo, de cor tradicionalmente branca. Actualmente, a cor azul tem sido aceite e até essencial para distinguir os participantes em competição (o que antes era feito com um segundo cinto a cada participante, um de cor vermelha e outra de cor branca).
O judogi é composto por quatro partes: Uwagui (casaco) Shitabaki (calça) Obi (cinto) Zori (sandália), o zori é uma peça essencial, pois ao sair do dojo deve-se usá-lo a fim de não entrar no tatami com os pés sujos, o que pode ser extremamente perigoso, embora não pareça, pois o tatami estando sujo, se alguém se magoar, terá a sua ferida exposta a bactérias, o que pode levar a uma infecção.
Zori (sandália) feminina
Crianças Japonesas com Kimono tradicional
O Kimono, é um vestuário tradicional japonês utilizado por mulheres, homens e crianças. A palavra "kimono", que no seu sentido literal, traduzido directamente do japonês, significa "coisa para vestir", é utilizada para caracterizar o nome destes longos roupões. No Japão, a peça principal a que nós chamamos kimono é chamada kosode.
Os Kimonos têm diferentes estilos e acessórios. Yukata é uma espécie de Kimono de verão. Geralmente pessoas usando yukatas são vistas nos festivais japoneses e nos festivais de fogos de artifícios (hanabi) e outros eventos tradicionais de verão.
Yugata é uma forma casual de Kimono e é frequentemente usado após o banho em hotéis e pousadas tradicionais (ryokans) e onsens (resorts com termas). A palavra yukata significa literalmente roupa de banho. Yukatas podem ser usados por homens, mulheres ou crianças.
Samurai
Geishas com o seu Kimono tradicional
Kimono de noivo tradicional
O Hakama é outro tipo de vestuário tradicional japonês. Cobre a parte inferior do corpo e assemelha-se a uma saia larga. Existem dois tipos de hakama: Inteiriço - como uma saia; Dividido - como calças, o umanori, "hakama de equitação".

Hakama
Originalmente o Hakama era usado por samurais para proteger as pernas enquanto andavam a cavalo. A pé, o hakama esconde as pernas, tornando mais difícil prever a movimentação, dando assim vantagem em combate. Hoje em dia, hakamas são usados apenas em situações extremamente formais, como a cerimónia do chá, casamentos e funerais; também por atendentes de templos xintoístas e por praticantes de certas artes marciais japonesas, como aikido, iaido, kenjutsu, kendo, do-jutsu, e kyudo. Para saber mais sobre kimonos e não só visite o site http://www.culturajaponesa.com.br/