06 outubro 2010

A Intenção (Kime)

Por vezes, no Judo, utilizamos a palavra intenção para dizer a um atleta que tem de executar o ataque com intenção ou que efectuou uma acção que deu a impressão de ser um ataque, mas que mostra claramente que não houve a mínima intenção de projectar o adversário (falso ataque) ou ainda que o judoca teve uma acção com intenção defensiva (geralmente mais de 5 segundos).

Mas o que estamos, na realidade, a querer transmitir ao judoca que estamos a dirigir ou a julgar, seja em treino seja em competição?


Para sabermos, temos de ir à génese da palavra.

Intenção é um substantivo feminino que significa:
1. Aumento de tensão
2. Intensidade; veemência; força
3. Aquilo que se quer fazer: ter a intenção de fazer algo

Temos como sinónimos de intenção: desígnio, finalidade, intento, propósito e tensão.
Assim, podemos dizer que a intenção é o princípio da acção (aumento de tensão) e é o resultado da primeira evolução de um pensamento e da vontade.

Ou seja, no Judo quando iniciamos um ataque a acção (técnica) é visível, mas a intenção da execução não tem a mesma visibilidade pois a intenção tem início num pensamento e na vontade, depois de ambos terem admitido a ideia de levar este esforço até ao fim com intensidade, veemência e força.
Na ciência da Cabala, o pensamento é a intenção (Cabala é geralmente considerada uma doutrina mística da religião judaica, que visa conhecer Deus e o Universo). A parte mais dura é manter a intenção, isso é o que requer mais esforço, grandes esforços são necessários para persistir. Temos de nos identificar e nos conectar com a intenção; isto demonstra que uma pessoa está no seu trabalho espiritual e na trajectória correcta. No Judo, por vezes, dizemos que um judoca está a atacar com “espírito”. Isto é, com intenção de levar o seu esforço até ao fim, até à vitória… até ao IPPON.

No Catolicismo a intenção reside no sujeito que age. Porque está na origem de uma acção voluntária e determinada pelo seu fim, a intenção é um elemento essencial para a avaliação moral de uma acção. O fim é o primeiro objectivo da intenção e indica o fim perseguido na acção. A intenção é um movimento da vontade em direcção ao Fim: está em causa com o objectivo da actividade. A intenção não se limita a orientar as acções individuais, mas podem orientar diversas acções em direcção a uma mesma finalidade, que pode orientar toda a vida em direcção ao seu objectivo.