02 setembro 2011

Nova aula no judo da AHBE

A Secção de Judo da AHBE vai dar início, a partir do próximo mês de Outubro, a uma aula de Judo de manutenção para adultos masculinos e femininos às Terças e Quintas-Feiras das 07h30 às 08h30.

Esta aula tem como objectivo a prática do Judo como forma de actividade física de manutenção e como meio de defesa pessoal.

As técnicas de Judo podem ser praticadas por todos, sem distinção de género ou idade, de uma forma segura e saudável na qual a integridade física do praticante é factor de prioridade. A desdramatização do esforço físico realizado pelos mais velhos e a sua relação com o chamado ‘envelhecimento saudável’ é um facto incontestável e tem contribuído para o aumento no número de praticantes numa faixa etária em que até há bem pouco tempo atrás era reservada ao repouso. A questão da idade cronológica é algo que perde qualquer significado frente à chamada “qualidade de vida”.

A prática destas técnicas e de todos os exercícios que compõem uma sessão de Judo contribuem para:

  • Desenvolvimento da agilidade, equilíbrio, velocidade, força, resistência, coordenação, mobilidade e flexibilidade;
  • Desenvolvimento da disciplina;
  • Desenvolvimento da capacidade de analisar a realidade que o cerca;
  • Desenvolvimento de valores e qualidades como: honestidade, solidariedade, respeito, amizade, auto-controlo, coragem, cortesia, honra, modéstia e sinceridade;
  • Conhecimento dos principais objectivos do judo e aperfeiçoamento das técnicas;
  • Fortalecimento da parte espiritual;

Um estudo elaborado pelo professor Wantuir Jacini, da Universidade Brasileira de Campinas (Unicamp) revelou que os judocas não ganham só massa muscular com o treino; ganham também mais massa cinzenta. A explicação é simples: É uma resposta do cérebro à infinidade de estímulos que os judocas têm durante a sua prática. Equilíbrio, força, atenção nos movimentos do adversário. "Isso tudo, esta grande variação, este grande leque de possibilidades é que faz com que ocorra uma melhor aprendizagem motora".

A palavra Judo significa “caminho da suavidade” venha praticá-lo e usufruir de todos os benefícios que o caminho suave proporciona!

Com o Judo nunca ficamos sem tapete!