24 abril 2010

O Fato de Judo, Judogi ou Kimono?

Keikogi é uma palavra japonesa que significa fato de treino (keiko - treino, prática; gi - roupa). Sendo um fato para prática de desportos (artes marciais), é um vestuário específico para cada modalidade. A palavra "Keikogi" por vezes é erradamente substituida por "gi". Uma substituição correcta seria "Dogi" que significa "o uniforme usado no caminho (do) escolhido" pois se colocar-mos o nome do desporto ou arte no lugar de "do", obtemos exactamente o significado de dogi (judo-gi, Karate-gi, Aikido-gi, jujutsu-gi, Kendo-gi, ).



Assim, Judogi é o nome do fato apropriado para a prática do judo, de cor tradicionalmente branca. Actualmente, a cor azul tem sido aceite e até essencial para distinguir os participantes em competição (o que antes era feito com um segundo cinto a cada participante, um de cor vermelha e outra de cor branca).


O judogi é composto por quatro partes: Uwagui (casaco) Shitabaki (calça) Obi (cinto) Zori (sandália), o zori é uma peça essencial, pois ao sair do dojo deve-se usá-lo a fim de não entrar no tatami com os pés sujos, o que pode ser extremamente perigoso, embora não pareça, pois o tatami estando sujo, se alguém se magoar, terá a sua ferida exposta a bactérias, o que pode levar a uma infecção.


Zori (sandália) feminina



Kimono



Crianças Japonesas com Kimono tradicional


O Kimono, é um vestuário tradicional japonês utilizado por mulheres, homens e crianças. A palavra "kimono", que no seu sentido literal, traduzido directamente do japonês, significa "coisa para vestir", é utilizada para caracterizar o nome destes longos roupões. No Japão, a peça principal a que nós chamamos kimono é chamada kosode.


Os Kimonos têm diferentes estilos e acessórios. Yukata é uma espécie de Kimono de verão. Geralmente pessoas usando yukatas são vistas nos festivais japoneses e nos festivais de fogos de artifícios (hanabi) e outros eventos tradicionais de verão. Yugata é uma forma casual de Kimono e é frequentemente usado após o banho em hotéis e pousadas tradicionais (ryokans) e onsens (resorts com termas). A palavra yukata significa literalmente roupa de banho. Yukatas podem ser usados por homens, mulheres ou crianças.



Samurai






Geishas com o seu Kimono tradicional









Kimono de noivo tradicional


Kimono de noiva tradicional





















O Hakama é outro tipo de vestuário tradicional japonês. Cobre a parte inferior do corpo e assemelha-se a uma saia larga. Existem dois tipos de hakama: Inteiriço - como uma saia; Dividido - como calças, o umanori, "hakama de equitação".


Hakama


Originalmente o Hakama era usado por samurais para proteger as pernas enquanto andavam a cavalo. A pé, o hakama esconde as pernas, tornando mais difícil prever a movimentação, dando assim vantagem em combate. Hoje em dia, hakamas são usados apenas em situações extremamente formais, como a cerimónia do chá, casamentos e funerais; também por atendentes de templos xintoístas e por praticantes de certas artes marciais japonesas, como aikido, iaido, kenjutsu, kendo, do-jutsu, e kyudo. Para saber mais sobre kimonos e não só visite o site http://www.culturajaponesa.com.br/

4 comentários:

Anónimo disse...

eu curti bastante o site apesar de ñ ser o q eu estava procurando

Anónimo disse...

Eu, por minha parte, gostei muito, pois é mais do que eu procurava: apenas saber porque o termo "kimono" não é o correto para a vestimenta do judoca. Gostei do detalhe militar sobre, como era importante o uso do "hakama" para ocultar o posicionamento dos pés, durante um combate. E viva Telma Monteiro, a beleza e eficiência lusitana no Judô!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
disse...

Olha que matéria interessante!