
São 42 anos de dedicação ao Judo Kodokan, primeiro como aluno e competidor de nível Olímpico, depois, treinador da Selecção Nacional, e desde há muitos anos dedicado professor na Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris.
As graduações no Judo dividem os alunos por grupos: Dangai (do cinto branco ao castanho) Yudan (do 1º ao 5º Dan) e Kodanshas (cinto vermelho e branco e cinto vermelho).
Assim, o nosso grande Mestre pertence neste momento ao grupo Kodansha, um dos mais elevados graus do Judo Kodokan, que por definição é um representante legal do Kodokan.
A cor branca e vermelha dos cintos representam para uns as cores da bandeira japonesa e para outros o Yata-No-Kagami. O símbolo do Judo é o Yata-No-Kagami, composto por um círculo vermelho que representa o Sol, inscrito no centro de uma figura octogonal (oito lados). É um "espelho mágico", com o poder de revelar o que há na alma de quem olha para ele. É uma das três relíquias passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).
Muitos parabéns, grande abraço… e força até ao 7º Dan