20 dezembro 2009

O Suave Caminho de um Professor

O nosso grande Mestre António Roquete Andrade acaba de ser agraciado com a graduação por mérito a 6º Dan, Rokudan, cinto vermelho e branco, como reconhecimento pelos esforços despendidos em prol da nossa nobre arte.

São 42 anos de dedicação ao Judo Kodokan, primeiro como aluno e competidor de nível Olímpico, depois, treinador da Selecção Nacional, e desde há muitos anos dedicado professor na Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris.

As graduações no Judo dividem os alunos por grupos: Dangai (do cinto branco ao castanho) Yudan (do 1º ao 5º Dan) e Kodanshas (cinto vermelho e branco e cinto vermelho).

Assim, o nosso grande Mestre pertence neste momento ao grupo Kodansha, um dos mais elevados graus do Judo Kodokan, que por definição é um representante legal do Kodokan.

A cor branca e vermelha dos cintos representam para uns as cores da bandeira japonesa e para outros o Yata-No-Kagami. O símbolo do Judo é o Yata-No-Kagami, composto por um círculo vermelho que representa o Sol, inscrito no centro de uma figura octogonal (oito lados). É um "espelho mágico", com o poder de revelar o que há na alma de quem olha para ele. É uma das três relíquias passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).

Muitos parabéns, grande abraço… e força até ao 7º Dan

Primeira aula com a nova graduação

O cinto

O abraço do filho Pedro na estreia do novo cinto

Durante uma aula na AHBE

Durante uma aula na AHBE

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!

Feliz Natal e um Magnifico 2010!

Abraço e até breve,
Rui Pires
(Judo, Colégio Marista de Carcavelos)

Anónimo disse...

ola sou a catarina que andava no judo dou-lhe os parabens!!! por passar de cinto, ai todos devem tar todos felizes, entao o pedro !!!

Luis Pontes disse...

Finalmente fez-se justiça.
Parabéns Tona!

aflima disse...

Fez-se justiça, ainda que tardiamente... hoje continua como um dos nossos Olímpicos de referência, que não conseguiu uma medalha por no seu momento estarmos fora dos Jogos. Porém, convem sermos justos e ter memória.
Mais um vez Parabéns e Obrigado !