20 dezembro 2009

O Suave Caminho de um Professor

O nosso grande Mestre António Roquete Andrade acaba de ser agraciado com a graduação por mérito a 6º Dan, Rokudan, cinto vermelho e branco, como reconhecimento pelos esforços despendidos em prol da nossa nobre arte.

São 42 anos de dedicação ao Judo Kodokan, primeiro como aluno e competidor de nível Olímpico, depois, treinador da Selecção Nacional, e desde há muitos anos dedicado professor na Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris.

As graduações no Judo dividem os alunos por grupos: Dangai (do cinto branco ao castanho) Yudan (do 1º ao 5º Dan) e Kodanshas (cinto vermelho e branco e cinto vermelho).

Assim, o nosso grande Mestre pertence neste momento ao grupo Kodansha, um dos mais elevados graus do Judo Kodokan, que por definição é um representante legal do Kodokan.

A cor branca e vermelha dos cintos representam para uns as cores da bandeira japonesa e para outros o Yata-No-Kagami. O símbolo do Judo é o Yata-No-Kagami, composto por um círculo vermelho que representa o Sol, inscrito no centro de uma figura octogonal (oito lados). É um "espelho mágico", com o poder de revelar o que há na alma de quem olha para ele. É uma das três relíquias passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).

Muitos parabéns, grande abraço… e força até ao 7º Dan

Primeira aula com a nova graduação

O cinto

O abraço do filho Pedro na estreia do novo cinto

Durante uma aula na AHBE

Durante uma aula na AHBE

07 dezembro 2009

O Gokio

O Gokio é, simultaneamente, a classificação e a chave do ensino das técnicas de projecção.

A tradução é a seguinte: go significa “cinco” e kio significa “princípio de ensino” ou “inspiração”. O Gokio é, assim, um grupo de cinco princípios de ensino, cinco grupos de oito projecções, classificadas segundo os critérios pedagógicos.

Quando Jigoro Kano (fundador do Judo Kodokan) criou as suas primeiras técnicas, examinou mais eficazmente os fins em vista. Foi assim que, com o auxílio dos melhores especialistas, ele pôde, em 1895, codificar o seu primeiro Gokio.

De centenas de projecções possíveis, escolheu quarenta, que continham todas as variantes; aperfeiçoou em seguida a técnica e classificou-as. O Gokio foi ensinado durante mais de vinte anos pelo próprio Jigoro Kano e seus seguidores.

Mas as pesquisas de aperfeiçoamento prosseguiram. Em 1920 o Gokio foi completamente revisto. É esse o método que ainda hoje se aplica.
Em baixo apresenta-se um vídeo com algumas das técnicas do Gokio: