30 dezembro 2008

A Vida de Jigoro Kano IV

No início do século, Kano, o pai do judo e da Educação Física ecléctica, tornou-se o Director da Escola de Formação de Professores, criou um departamento de educação física e começou a utilizar vários desportos como conteúdos da disciplina. Devido a estas actividades que divulgaram o desporto e a educação física, tanto dentro como fora da escola, Kano tornou-se progressivamente conceituado e adquiriu prestigio aos olhos da sociedade.

Funda em 1907 no Butokukai os três primeiros kata do judo.

Em Maio de 1909 modifica os estatutos do Kodokan, transformando-o numa sociedade pública (Fundação). É nesta época que os kata, estabelecidos pelo Butokukai, são ensinados no Kodokan e formam os primeiros fundamentos do judo: o nage-no-kata, o kime-no-kata e o katame-no-kata vêm juntar-se ao ju-no-kata e ao itsusu-no-kata, elaborados em 1887.

Em Julho de 1909, após uma semana de negociações entre 17 membros do Butokukai e 4 do Kodokan, o Butokokai aceita os Kata do Kodokan.

Ainda em 1909, o Japão recebe um convite para participar no Comité Olímpico Internacional pelo Barão Pierre de Coubertin, o pai dos Jogos Olímpicos da era moderna. Jigoro Kano foi escolhido como o representante do Japão, tornando-se o primeiro japonês a pertencer àquele organismo.

Em 1911 o Kodokan muda para outras instalações com 370 m2 e é criado um departamento de ensino. Nesse ano, Kano, funda a Federação Japonesa de Atletismo, sendo o seu primeiro presidente.

Com a evolução do panorama desportivo em muito devido à obstinação de Kano, foi decidida e aprovada a participação do Japão nos seus primeiros Jogos, os 5º Jogos Olímpicos, a realizar em Estocolmo, na Suécia, no ano seguinte, 1912.

A partir deste momento originou-se um crescimento e desenvolvimento de toda a variedade de desportos, decorrente da divulgação promovida. Kano continuou o seu trabalho como membro do COI e, devido às suas funções, viajou muitas vezes através do mundo participando em encontros em prol da realização dos Jogos Olímpicos.

Em 1912 e 1913 é enviado em missão cultural à Europa e à América. Durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912, explica o seu método a Pierre de Coubertain.

Funda em 1915 a revista do Kodokan. Recebe no mesmo ano, do rei da Suécia, a medalha dos 7º Jogos Olímpicos.
Em 1919 o Kodokan foi reconhecido oficialmente como instituição de âmbito desportivo, enquanto Jigoro Kano desenvolvia o aspecto cultural e científico do judo, criando comités de estudo especializados, dedicando-se particularmente à formação de professores para dotar o judo com quadros de valor.

Sem comentários: