24 novembro 2008

As lendas que inspiraram o Judo I


O Temível Segredo do Monge Chinês

Em 1650, o letrado bonzo chinês Chen Yung Ping, instalou-se no templo Kokushogi, na região de Edo, hoje Tóquio, com o propósito de ensinar aos japoneses cultos, a caligrafia e a filosofia chinesa.
Naquela época Edo era considerada a capital militar do Império, sendo frequentemente visitada pelos samurais - equivalentes aos nossos cavaleiros da idade média - que eram excelentes em todas as artes marciais.
Entre eles, uma classe inferior, os kachis, estava encarregue de fazer bastantes vezes o papel de “força da ordem”.
Uma noite, em 1658, Chen Yung Ping, regressava de dar lições a um alto funcionário do Shogun, escoltado por três kachis a pé que traziam dois sabres. Quando o pequeno grupo ultrapassava as muralhas da cidade foi assaltado por bandidos armados de cacetes e punhais. Os três kachis, rapidamente desembainharam as espadas e rodearam o monge. Após um combate encarniçado os três kachis foram desarmados e era necessário lançarem-se numa luta corpo a corpo.
Então o inacreditável aconteceu.
Rápido como um relâmpago o pacífico, recatado e estudioso monge chinês atira-se aos agressores e derruba um bandido, depois outro e mais outro. Surpreendidos e aterrorizados, sem compreenderem o que lhes acontecia, os outros fugiram.
Estupefactos e incrédulos, mas cheios de admiração pelo monge, os três samurais reconduziram-no ao templo, pedindo que lhes confiasse o segredo da sua força. Mas durante todo o caminho Ping manteve-se em silêncio e, quando chegou ao seu destino, cumprimentou cerimoniosamente os seus guardiões e retirou-se.
Os kachis não desistiram e adormeceram à porta do templo
Na manhã seguinte renovaram o pedido ao monge que, sorrindo, lhes respondeu que a sua arte não era para espíritos simples, mas antes para almas fortes.
Os samurais insistiram de tal forma que, vendo o seu entusiasmo, Chen Yung Ping decidiu aceitá-los como discípulos.
Após um longo período de instrução, chamou cada kachi de per si, e no maior segredo, ensinou-lhes algumas técnicas temíveis.
Cada um estudou um método diferente, especializando-se um em projecções, outro em chaves e estrangulamentos e o terceiro em golpes aplicados a pontos vitais.
Percorrendo o Japão, os três kachis foram ensinando os seus terríveis conhecimentos.

Sem comentários: