30 novembro 2008

As lendas que inspiraram o Judo III


A Visão de Takenuchi

Takenuchi Hisamori era excelente na arte do jo-jitsu (varapau).
Desejoso de se aperfeiçoar, retirou-se para um templo perdido nas montanhas, onde se dedicou a estudar a técnica de ataque com varapau, exercitando-se atacando sem cessar uma grande árvore.De pé, arma ao lado, concentrava-se e brandindo o varapau, deslocando-se com ligeireza até ao pé da árvore, atacava-a então com força e rapidez com a duração de, não mais que uma fracção de segundo.Após aperfeiçoar a forma correcta de se deslocar e bater com precisão, entregava-se a este exercício, forma de uchikomi, durante horas a fio, sem descanso, num estado de completa vacuidade mental.
Uma tarde, completamente exausto, deixou-se cair ao pé da árvore e adormeceu.
Foi então que, não se sabe saído de onde, um misterioso monge errante explicou ao adormecido Takenuchi que ele devia reduzir o tamanho do varapau para ganhar rapidez e precisão, como se deslocar mais rapidamente, aproveitando os erros do adversário e empregando ou um varapau curto ou uma espada muito pequena. Finalmente ensinou-lhe cinco formas de imobilizar o adversário.
Depois, a estranha personagem desapareceu.
Na realidade o cérebro de Takenuchi acabara de operar a síntese de todos os reflexos acumulados pela experiência.
Takenouchi não tardou a criar o gokusoku ou “arte de combater sem armadura”.
Estas técnicas permitiram desenvolver as artes marciais tais como o aiki-jitsu, o tam-bô, etc.
A influência desta escola, cujos ensinamentos foram transmitidos até aos nossos dias por tradição oral, no ju-jitsu foi inegável.

Sem comentários: