20 janeiro 2009

Historia do Judo em Portugal II

Em 1947 é criada a Academia de Judo, agregada à Academia de Budo e que funcionava na mesma morada, sob a sua direcção técnica. A Academia de Judo é a primeira instituição onde se ensina Judo em Portugal.
No mesmo ano Masami Shirooka visita Portugal, tendo estado uma grande temporada na Academia de Budo.
Em 1955 vem para Lisboa o francês Decruet, 1º Kyu e Mestre de Armas que ensina na Policia Militar em Mafra.
Ainda em 1955 Henry Bouchend’Home, 1º Dan e professor de Educação Física vem também para Lisboa, para o Liceu Francês Charles Lepierre. Começa a ensinar judo no Lisboa Ginásio Clube.
Quase na mesma altura chega a Lisboa o Suíço Antony Stryker, 1º Dan, que abre uma sala no Largo do Intendente, onde teve como aluno, entre outros, José Manuel Bastos Nunes.

Em Almada, António Rocha treina um pequeno grupo de entusiastas, entre os quais Joaquim Barata.
Ao Ginásio Clube Português ficam ligados Maxfredo CampoJustificar completamentes, Salgado e Freitas entre outros.
A primeira competição realiza-se na sala de Antony Stryker, em Lisboa, em Outubro de 1956 e denominou-se Lisboa-Sintra, tendo vencido Lisboa por 4 a 2.

Posteriormente os alunos de Bouchend’Homme e Stryker começam a reunir-se, nascendo a ideia de criar um clube com melhores condições logo que aparecesse uma sala.
Stryker que mudara do Intendente para a Rua D. Pedro V, nº 56, tenta convencer Bouchend’Homme a ensinar na sua sala, crê-se para impedir que a ideia de criação dum novo clube não vingasse.
No entanto, a 12 de Julho de 1957, foi fundado o Judo Clube de Portugal.
A 7 de Novembro de 1959 tem lugar o 1º Lisboa-Porto que foi ganho por Lisboa por 4 a 2.
Em Janeiro de 1958, durante uma semana e a convite do Judo Clube de Portugal, esteve em Lisboa o 6º Dan Kiyoshi Mizuno, que regressava ao Japão.

Sem comentários: