15 janeiro 2009

Historia do Judo em Portugal I

O primeiro contacto de Portugal com o Judo de que temos conhecimento remonta a uma demonstração pública feita por 2 oficiais da Armada Japonesa ancorada em Lisboa, no início do século XX.

Tal como um pouco por toda a Europa, alguns curiosos procuravam conhecer e aprender um pouco desta nova arte.

Armando Gonçalves, em 1914, publica no Porto a 1ª Edição do livro “A defesa na rua”.

O primeiro professor de jiu-jitsu japonês que esteve em Portugal chamava-se Hirano tendo vindo a morrer afogado na praia de St. Cruz.
Em 1936 a PSP do Porto por iniciativa do seu comandante Coronel Namorado de Aguiar e do Tenente Alberto Cruz inclui a prática do jiu-jitsu nos programas dos cursos dos seus agentes, sendo a instrução dada por Armando Gonçalves.

Em 1941 é publicada pela Livraria Simões Lopes a 1ª Edição do livro “O Fraco Vence o Forte” de Armando Gonçalves. Em Lisboa, António Correia Pereira correspondia-se regularmente com Risei Kano e Moshizuni, director do Yoseikan.
Devido às suas diligências grandes mestres do Judo e Aikido visitaram Portugal. António Correia Pereira é o primeiro português cinto negro, 1º Dan, inscrito no Kodokan, membro da Kodokan-Jiu-Jitsu Association. Torna-se também o primeiro Membro Honorário da União Dinamarquesa de Judo. Em 1946 funda a Academia de Budo, que fica a funcionar no 3º andar do nº 140 da rua de S. Paulo. Editou a primeira revista de judo em Portugal da qual saíram somente nove números.

Sob o pseudónimo Minuro, publicou o livro “A essência do Judo” em 1950 que mereceu as felicitações de Risei Kano e Kinosuka Tanaka. A sua actividade esteve sempre afastada da Federação Portuguesa de Judo, pelo que a sua graduação não é reconhecida pela mesma.

Sem comentários: