18 maio 2009

O Judo Feminino (2ª Parte)

Progressivamente as perspectivas igualitárias dos treinadores substituíram os pontos de vista dos antigos mestres de Judo. Derivado desta tendência crescente, a UEJ organizou uma competição experimental em 1974, em Itália (Genova). No ano seguinte na Alemanha, em Munique, realizou-se o primeiro Campeonato da Europa para mulheres. Esta decisão e os primeiros títulos oficiais atribuídos tiveram um maior significado uma vez que em 1975 se celebrava o Ano da Mulher.

Com a realização do primeiro Campeonato do Mundo e, essencialmente, com a realização do Campeonato de Paris, em 1982, apagaram-se radicalmente as diferenças do passado. Clark Hargrave, da Nova Zelândia, obteve a licença A da Federação Internacional de Judo em 1981 e a partir dessa data árbitros dos dois sexos arbitram conjuntamente provas internacionais. Em 1988 o Judo Feminino aparece como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Seul e, em 1992, em Barcelona, é incluído definitivamente no programa dos Jogos.

Em Portugal o primeiro registo federativo duma praticante de Judo tem o número 95 e diz respeito a Maria de Jesus da M. Cerveira Silveira, graduada em 5º Kyu, em 25 de Março de 1962. Maria Margarida de Matos G. Barbosa Araújo torna-se a primeira mulher graduada em 1º Dan, a 13 de Dezembro de 1969.

Teresa Gaspar participa na apresentação do Judo Feminino, nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.Em 1995, Filipa Cavalleri obtêm a primeira medalha feminina portuguesa em campeonatos internacionais, a Medalha de Bronze, no Campeonato do Mundo de Seniores. A primeira Medalha de Ouro é ganha por Telma Monteiro no Campeonato da Europa de Seniores, em 2005. Em 2007, no nosso país, existem cerca de 200 mulheres com graduação de cinto negro, de 1º a 5º Dan, pertencendo esta última graduação, umas das mais elevadas no contexto nacional, a Filipa Cavalleri.

A participação feminina está ligada à diferença de finalidades e valores que distinguem um método de educação dum desporto internacional.Também hoje no nosso país, onde o Judo se assume como uma das mais relevantes modalidades, as mulheres desempenham um papel determinante no desenvolvimento do Judo, nomeadamente através de Telma Monteiro, que obteve o estatuto 1ª classificada no ranking mundial, e conquistou recentemente o título de campeã da Europa 2009.

Sem comentários: